Para o que servem os sacos de mudas?

Quem nunca viu plantas com aqueles saquinhos na raiz? Aquilo são os sacos de mudas e não estão lá por acaso. Muitas plantas são retiradas do lugar que foram plantadas inicialmente, como viveiros ou produtores de flores para outro destino em lojas especializadas ou jardins de casas. Para evitar que ocorram intervenções e danos do ambiente externo nas plantas, são utilizados os sacos de mudas.

Produzidos na cor preta, eles são capazes de evitar com que a luz entre em contato com as raízes expostas, o que poderia levar ao enfraquecimento das mesmas. Também existem os sacos de mudas sanfonados para um melhor plantio e adequação das plantas e da embalagem em seu novo canteiro e os modelos de sacos de mudas com perfurados na parte inferior para não ocorrer o acúmulo de água. Há também modelos que combinam estas três características. Produzidos mais comumente de Polietileno de Baixa Densidade (PEBD), podem ser encontrados em diversas dimensões e espessuras.

As características dos sacos de mudas

Cada planta frutífera, nativa, flores, entre outros tipos de vegetais, necessitam dessa proteção especial para o transporte, para conservar toda a sua integridade, garantindo um crescimento adequado. Para garantir isso, os sacos de mudas têm que possuir importantes características:

  • Praticidade. Afinal, se não for uma embalagem fácil de ser retirada, pode ocorrer danos na raiz, perdendo assim a principal função da utilização dos sacos de mudas;
  • Resistência. Para garantir que nada aconteça à planta, mesmo com impactos, longos transportes e a espera para serem replantadas no seu destino final, devem ser de um material que consiga manter seu formato original;
  • Garantia de germinação. Os sacos de mudas devem ter a espessura correta ou se desfazer a tempo de que a planta possa germinar ou criar novas raízes;
  • Padrão de qualidade. Este padrão deve ser mantido em todos os sacos adquiridos, para que todas as plantas tenham suas condições de crescimento asseguradas.

Os sacos de mudas e o meio ambiente

Novas arvores e plantas têm utilidade não só ornamental, mas como também para ajudar no meio-ambiente, mesmo que seja ajudando a filtrar o ar em um cômodo da casa. E pensando no meio ambiente, existem no mercado sacos de mudas feitos de plástico reciclado, que além de serem uma alternativa barata, diminui o acumulo de plástico na natureza.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Sacos de mudas:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Sacos de mudas: