Diferença entre sacolas plásticas e sacos de lixo
A utilização de sacos plásticos é uma invenção humana que foi capaz de revolucionar todo os âmbitos do comércio e do mercado. Amplamente utilizadas, as sacolas plásticas e sacos de lixo hoje são encontrados em toda residência e em toda esquina de rua praticamente.
Apesar de a sacola plástica do tipo de supermercado também ser utilizada para descartar resíduos, não há tanta diferença entre ela e o saco de lixo propriamente dito. Porém algumas diferenças são fundamentais para escolher o saco plástico correto para o descarte do seu lixo. Saiba quais são!
Sacolas plásticas e sacos de lixo: qual utilizar?
De uma maneira geral, sacolas plásticas e sacos de lixo são feitos de três materiais possíveis: as sacolas plásticas de Polietileno de baixa densidade (PEBD) ou polietileno de alta densidade (PEAD) e os sacos de lixo apenas PEBD. Nisso é importante notar que os dois são Polietileno, que é o polímero mais simples quimicamente falando, ou seja, é um plástico comum e barato. Mas apesar disso, existem algumas diferenças entre sacolas plásticas e sacos de lixo, como por exemplo:
- Mesmo que os dois sejam feitos de Polietileno, as sacolas plásticas costumam ter um ciclo de vida mais longo, enquanto que o saco de lixo vai direto para o descarte de lixo;
- A sacola plástica tem seu primeiro uso já como embalagem, e assim pode ser utilizada mais algumas vezes até se tornar saquinho de lixo. Quando utilizada para embalar materiais recicláveis, a sacola ainda pode ser reciclada, fazendo com que o ciclo produtivo maior. Já isso não acontece com o saco de lixo, que já é comprado com esta finalidade.
Problemas de sacolas plásticas e sacos de lixo
As sacolas plásticas e sacos de lixo trazem um problema sério para o meio ambiente, que é o uso incorreto deles tanto na utilização comum quanto na hora do descarte para a reciclagem. Por isso, é importante reutilizar ambos sempre que possível, além de separar corretamente os resíduos para a coleta seletiva. Reduzir o uso de embalagens de maneira totalmente descartável também é uma boa dica, além da possibilidade de procurar por sacolas plásticas e sacos de lixo oxibiodegradáveis para evitar prejudicar o meio ambiente.