Sacola leitosa: para o que é utilizada?
Sacolas leitosas devem ser fabricadas com as melhores matérias-primas para garantir a sua segurança e durabilidade devido ao que usualmente costumam transportar. Comumente utilizada para lixo hospitalar e industrial, a sacola leitosa é produzida em bobina pigmentada branca, juntamente com resinas, sem micro-furos e com soldas reforçadas.
Além da bobina branca, a mais comum, a sacola leitosa também pode ser feita de outros materiais. Com a presença de polietileno, ela se torna extremamente resistente a baixa temperaturas, baixa permeabilidade a água, porém consegue manter a passagem de oxigênio e gases orgânicos. Quando usado para sacola leitosa, o polietileno é misturado com pigmentos, para barrar os raios luminosos. Algumas vezes, a luz pode causar prejuízos a alguns produtos, e por isso a adição de pigmentos se torna um fator importante.
Descarte hospitalar com sacola leitosa
Um dos tipos de lixo mais sensíveis e complicados em relação ao seu descarte. Oferecendo riscos para a saúde e para o meio ambiente, o descarte tem que ser feito de maneira cuidadosa e correta, e para quase todos os descares hospitalares do chamado grupo A devem ser descartados com o uso de sacola leitosa. Entre eles estão:
- Sangue e outros hemoderivados;
- Filtros de gases aspirados de áreas contaminadas;
- Resíduos de sanitários de unidades de internação;
- meio de cultura;
- resíduos de laboratório de analises clínicas;
- meios de cultura;
- resíduos provenientes de áreas contaminadas;
- excreções, secreções e líquidos orgânicos no geral.
O impacto ambiental do lixo hospitalar
Um dos maiores vilões no descarte hospitalar é o chamado lixo infectante, que devem ser descartados em sacola leitosa. Nele está presente sangue ou outros fluidos biológicos infectados e até mesmo peças anatômicas. Nessas secreções estão agentes biológicos potencialmente infectantes, como descartes de laboratórios de analises microbiológicas, UTI, unidade de internação e perfurocortantes.
Já no caso de materiais perfuro cortantes, o maior risco é que as laminas estejam contaminadas por micro-organismos infecciosos, e quando descartados de forma irresponsável, colocam em risco a saúde e a vida de catadores de lixo, que podem entrar em contato com esse tipo de material, ferindo-os e sendo contaminados pelos patógenos presentes. Por isso, o uso da sacola leitosa para o descarte correto desses lixos é fundamental.