Saiba mais sobre a utilização de plásticos industriais
Os objetos de plásticos tem sido cada vez mais utilizados para substituir aqueles que por muito tempo eram feitos de madeira, vidro, tecido e papel.
São vários os tipos de plásticos industriais encontrados, como por exemplo: UHMW, TEFLON, NYLON, POLIETILENO, POLIPROPILENO, POLIURETANO, POLIACETAL, entre outros.
O que são plásticos industriais e suas utilidades
Os plásticos industriais são fabricados em polietileno de baixa densidade (PEBD), reforçado e resistente. Pode ser encontrado liso ou impresso em até 6 cores, transparente ou pigmentado em diversas cores. São próprios para pesos de 10 a 30 kg.
Os processos e métodos de fabricação de plásticos industriais devem atender às normas nacionais, internacionais e especificações que correspondam às necessidades do cliente. Além disso, deve seguir um rigoroso controle de qualidade.
Os plásticos industriais são empregados em vários segmentos industriais, tais como: mineração, siderúrgica, metalúrgica, alimentícia, bebidas, papel e celulose; químico e petroquímico, mecânico, automobilístico, agrícola e de fertilizantes, entre outros.
Conheça algumas vantagens em utilizar plásticos industriais
Este tipo de material possui inúmeras utilizações e ótimas vantagens, dentre elas:
- Auto lubrificantes, ou seja, não requerem o uso de lubrificação como a graxa;
- Não oxidam e por isso são amplamente empregados na indústria alimentícia, petrolífera e química;
- Isolante elétrico (não são condutores);
- Boa resistência mecânica;
- Redução de ruídos.
Podem ser usados de diversas formas, como por exemplo: em esquadrias, revestimentos, molduras, filmes, estofamentos de automóveis, móveis, isolamento térmico, polias, entre outros.
Em sua forma de sacos plásticos industriais, são encontrados com espessura a partir de 0,2 mm, com alta resistência à tração, impacto e ao frio, além de serem altamente flexíveis.
Atualmente, há uma grande preocupação com o meio ambiente e aos impactos nele causados. Por este motivo, as empresas tem procurado formas alternativas que possam contribuir com a sustentabilidade de nosso planeta. Uma delas é o uso de plásticos industriais que podem ser produzidos na sua versão reciclada.
Os plásticos industriais reciclados podem ser fabricados em dois tipos: o cristal e o canela, o primeiro é produzido a partir de aparas do plástico em sua forma virgem enquanto o segundo, é produzido a partir de aparas de outros reciclados.