Como escolher o plástico para alimentos congelados

Os alimentos congelados estão presentes no cotidiano do brasileiro. A indústria se especializa a cada dia na melhoria dos processos. No entanto, não é apenas a qualidade do que vai para o prato que precisa ser pensada pelo gestor. Todo o processo deve estar contemplado na área da qualidade, entre os quais a escolha do melhor plástico para alimentos congelados.

As embalagens para alimentos congelados vem se espalhando pela aplicação contínua dos plásticos devido a suas características de transparência, resistência, leveza e atoxidade. A embalagem para alimentos é um produto criado por diversos tipos de matérias primas, a finalidade desse produto é conservar a qualidade e proteger o produto embalado. O plástico para alimentos congelados é fabricado em polietileno de baixa densidade mas, o seu separador é feito em polietileno de alta densidade.

A qualidade das embalagens de plástico para alimentos congelados precisam contemplar que o alimento não entre em contato com o ar frio e seco do freezer. Além disso, devem resistir a passagem de aroma, não rasgar facilmente, entre outras características.

Opções de embalagens para alimentos congelados:

  • Polietileno (PEBD/PELBD);
  • Polipropileno (PP);
  • Sacos de Polietileno Virgem;
  • Sacos e bobinas com EVA

A embalagem pode ser lisa ou impressa em até 8 cores. Além disso, o plástico para alimentos congelados devem possuir resistência necessária para suportar possíveis danos causados por partes pontiagudas dos alimentos e pela fragilização da embalagem devido à baixa temperatura.

Algumas aplicações

Algumas aplicações de plástico para alimentos congelados são bem conhecidas. A embalagem para congelados em polietileno de Alta Densidade (PEAD) possui ótima selagem, baixa resistência a possíveis rasgos, alta resistência a tração, não tóxico, podendo manter contato com alimentos - quando virgem.

O plástico para alimentos congelados de média resistência tem como diferença uma melhor transparência na comparação com o PEAD.

Outro tipo de plástico para alimentos congelados é o linear de baixa densidade (PELBD). Entre as características está a possibilidade de obtenção do bobina plástica / filme stretch, ou seja, bobina plástica de polietileno esticável para uso de unitização ou paletização de cargas e mercadorias.

Para quem precisa de mais transparência, o melhor produto é o polipropileno, pelo seu alto nível de brilho.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Plástico para alimentos congelados:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Plástico para alimentos congelados: