O que é plástico bolha antiestático?

O que é o plástico bolha antiestético? São embalagens utilizadas para o transporte de produtos que precisam de proteção contra descarga eletrostática (proteção ESD). A utilização de embalagens comuns pode gerar cargas eletrostáticas que podem danificar diferentes componentes, em produtos eletrônicos como placas com circuitos impressos, que necessitam de um plástico bolha antiestático para dissipar a energia.

Você já deve ter notado que ao comprar componentes para computadores como placas de som, vídeo, memória e outros, vêm embalados em sacos de um plástico resistente, diferente daqueles usados para embalar outros tipos de peças. Essa embalagem é o plástico bolha antiestático, comumente produzida de polietileno de alta densidade (PEAD) com algum aditivo responsável pela característica antiestática, que tem a capacidade de que toda a eletricidade gerada pelo produto seja liberada e armazenada na própria embalagem.

Características do plástico bolha antiestático

O plástico bolha antiestático tem algumas características interessantes. São elas:

  • O plástico bolha antiestático foi desenvolvido para ter fácil utilização. Feito em material plástico semi-transparante para tornar a visualização do produto interno possível, contém também fechamento com ziplook, para uma abertura e fechamento seguros, e podendo ser reutilizado por quem adquire um produto embalado por ele;
  • A produção deste tipo de embalagem é usualmente feita em três camadas. A primeira delas de poliéster dissipativo, a camada do meio com uma blindagem de vapor de alumínio e a então a camada interna de polietileno dissipativo, garantindo assim uma proteção ESD totalmente segura;
  • Para atender todos os tipos de demanda, o plástico bolha antiestático é disponibilizado em duas variações e diversos tamanhos.

Como funciona o plástico bolha antiestático

A garantia do funcionamento do plástico bolha antiestático, segue um conceito similar ao da "Gaiola de Faraday", formando um escudo protetor, sendo chamado também como embalagem blindada, que evita que toda a energia eletrostática se acumule, e por conferir esta proteção confere também uma maior vida útil para seus componentes como pentes de memória, placas com circuitos impressos (PCD), circuitos integrados DIP, PLCC, SOIC, entre outros.

É a embalagem ideal se você vende produtos eletrônicos, oferecendo segurança tanto para o cliente quanto para o produto.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Plástico bolha antiestático:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Plástico bolha antiestático: