Dicas de embalagem para leite
Para o pequeno produtor, procurar sacos plásticos como embalagem para leite é uma parte muito comum do processo produtivo de leite e derivados, como os iogurtes naturais e industrializados. A embalagem deve ser resistente, sem qualquer espécie de furo, pois o transporte de mercadorias "deformáveis" está sujeito a uma maior quantia de choques, exigindo segurança.
Além disso, utilizar o plástico como embalagem para leite requer o material mais adequado, que garanta a longevidade do produto enquanto estiver lacrado, além de proteger o leite da luminosidade e do calor, mantendo o produto "fresco" para que quando seja consumido estar o mais próximo possível do leite fresco, logo que sai da ordenha.
Tipos de embalagem para leite
O mais indicado quando se pensa em plástico como embalagem para leite é uma bobina pigmentada, de preferência na cor branca, mas que pode ser colorida até em oito cores diferentes, garantindo ao produtor que ele estampe toda a sua identidade visual e informações nutricionais necessárias para que o produto se adeque às normas de comércio de laticínios.
O material usado na bobina branca de uma embalagem para leite costuma ser o polietileno, ideal para congelamento, para garantir a impermeabilidade a água, oxigênio e demais gases orgânicos. Além disso, este material quando empregado para embalar leite recebe tratamento para proteger o líquido de raios luminosos.
Alguns dos benefícios de uma boa embalagem para leite neste modelo de bobinas de polietileno são:
- Ajuste a quantidade de líquido que for necessária;
- Extensão da durabilidade do produto;
- Proteção contra choques externos;
- Estabilidade para mudanças de temperatura.
Outras preocupações em uma embalagem para leite
Uma tendência interessante de se prestar atenção, até mesmo para os produtores de laticínios, é o uso de materiais biodegradáveis em embalagem para leite. Muitos clientes em potencial estão se preocupando com o impacto que seus hábitos de consumo possam ter na natureza, portanto tendem a optar por um produto que seja ecologicamente correto.
Embalagens biodegradáveis se decompõem naturalmente em períodos muito inferior aos plásticos convencionais, por isso são preferidas por este mercado consumidor. Neste caso, um investimento um pouco maior em embalagens pode significar um publico-alvo em potencial muito maior.