Dicas de embalagem a vácuo
O uso de embalagem a vácuo é uma das melhores formas de preservar alimentos, principalmente congelados e orgânicos. Este tipo de embalamento consiste em remover a maior quantidade de ar possível de dentro da embalagem, de forma que haja contato menor do alimento com o oxigênio, prolongando assim a sua validade.
Estima-se que a embalagem a vácuo possa possa prolongar de três a cinco vezes a vida útil do alimento. Ela é indicada para alimentos como carnes, frios, aves e peixes. Num período cotidiano como vivemos, em que os dias estão cada vez mais corridos e as pessoas cada vez mais ocupadas, optar por refeições congeladas é bastante comum, fazendo dos conhecimentos em embalagem a vácuo necessários para os comerciantes de alimentos.
Características de embalagem a vácuo
Além dos diferenciais em termos de longevidade, uma embalagem a vácuo é muito versátil pois se adapta a qualquer tipo de alimento, ocupando a área que for necessária para ele. Além disso, como uma porcentagem muito grande do ar é retirada, seu estocamento e manuseio é bastante facilitado, visto que ela ocupa o menor espaço possível.
Outro detalhe necessário para uma embalagem a vácuo é a resistência a umidade, característica essencial pois os produtos devem ser armazenados em refrigeradores, o que implica em umidade e gotículas de água em contato constante com o produto. Garantindo este isolamento, o alimento se mantém durável por bastante tempo.
Alguns dos alimentos congelados que são recomendados para embalagem a vácuo são:
- Massas em geral;
- Carnes;
- Frutas;
- Vegetais.
Outras preocupações com embalagens
Uma tendência que o mercado de embalagens está acompanhando é o da preocupação com o meio-ambiente. Muitos consumidores em potencial estão se preocupando com o impacto ambiental que seus hábitos estão gerando na natureza, portanto embalar seu alimento com materiais biodegradáveis pode ser um investimento interessante.
Este tipo de plástico se decompõe em tempo muito inferior às embalagens a vácuo convencionais, apesar de serem um pouco mais caras. Do ponto de vista do marketing, aliar estas embalagens com produtos com baixo teor de sódio e orgânicos pode ser inteligente, pois atrai um mercado consumidor muito atrativo e com alto poder aquisitivo.